Rogers e uma perspectiva no ensino
Rogers diz ter uma reação negativa em relação ao ensino porque, tal como é usualmente definido, levanta questões erradas, tais como:
O que ensinar?
O que deve abranger o curso?
Para Rogers, o objetivo do sistema educacional, desde os primeiros anos até a pós-graduação, deve ser a facilitação da mudança e da aprendizagem. A compreensão empática faz com que o aluno se sinta compreendido, ao invés de julgado ou avaliado.
Os estudantes precisam ser compreendidos, não avaliados, não julgados, não ensinados.
➢ Facilitação exige compreensão e aceitação empática Rogers sugere que o professor não utilize receitas estereotipadas, mas agir de forma inovadora e é ele mesmo, isto é, autêntico.
Do ponto de vista humanista, a educação deve se concentrar em ajudar os alunos a decidir o que são e o que querem se tornar.
➢ A educação humanista tem a ideia de que os estudantes são diferentes e os ajuda a ser mais parecidos com eles e menos com os outros.
Maslow e uma perspectiva no ensino
A teoria de Maslow se manifesta no campo educacional quando os professores e ou escola/ambiente educativo, ao se basearam na Pirâmide de Maslow, utilizam de recompensas que satisfaçam as crianças, tal como reforço positivo.
A Pirêmide de Maslow é interessante porque conseguiu atingir até mesmo na alta administração de empresas, para que estas tenham mais funcionários satisfeitos e assim terem mais produtividade. Isso também acontece em alguns ambientes escolares que adotam tal método.
"Em um dos seus artigos, intitulado “A Teoria da Motivação Humana”, Maslow desenvolveu uma tese em que nós, humanos, somos uma estrutura em desenvolvimento constante, com consciência do nosso papel no mundo e dotados do livre arbítrio. Mais tarde, esse raciocínio ficou conhecido como Pirâmide de Maslow." (KAPITIVA, 2018)
CONTRIBUIÇÃO: Michael Douglas.
REFERÊNCIAS:
MARQUES, Nelson Luiz Reyes .Teorias de Aprendizagem e Ensino, NelsonReyes. XXI. Disponível em: <https://nelsonreyes.com.br/E_A%20-%20Parte%20V%20-%20Teorias%20Humanistas.pdf> . Acessado em: 16 dez. 2020.
Comentários
Postar um comentário